Arco Voltaico

As queimaduras provocadas por calor oriundo de arco voltaico são um risco constante no trabalho diário do eletricista.

Neste caso uma quantidade extrema de energia é liberada a uma temperatura alta, porém num curtíssimo espaço de tempo, em geral décimos ou centésimos de segundo.

Este risco pode ser consideravelmente aumentado especialmente no caso da vestimenta do eletricista sofrer ignição e se inflamar.

O valor máximo de energia radiante que a pele humana pode suportar durante um segundo sem sofrer queimadura de segundo grau é de 1,2 cal/cm². Esse valor é considerado limiar da queimadura de segundo grau.

O tecido utilizado na confecção da vestimenta deve resistir ao valor de performance térmica do arco (ATPV) sem que essa energia incidente exceda o limiar no lado protegido ou na camada interna, nem sofra o “break open”, ou seja, não apresente abertura na camada interna superior à ½ (meia) polegada quadrada em área ou rachadura superior a 1 (uma) polegada linear em comprimento.

A linha “V ARC SAFETY” fabricada pela Jobe Luv representa uma evolução tecnológica na confecção de vestimentas destinadas a esse tipo de proteção.

As vestimentas são confeccionadas com os tecidos especiais Banox®, Banwear® ou Thermex® em diferentes quantidade de camadas conforme o nível de proteção requerido.

Para se estimar a quantidade de caloria gerada pelo arco voltaico utilizamos os cálculos informados na NFPA 70E considerando:

  1. Voltagem,
  2. Corrente de curto circuito,
  3. Tempo do arco e,
  4. Distância do operador.

Consulte o departamento técnico da Jobe Luv para obter maiores informações sobre estes cálculos de energia incidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *