Calor Radiante

 

voltar

A exposição ao calor radiante ocorre quando o indivíduo o está exposto diretamente a uma radiação luminosa (em nosso caso, radiação não ionizante), como por exemplo, tratamento térmico, vazamento de panelas, enchimento de coquilhas, exposição direta a materiais incandescentes, trabalhos defronte a fornos, etc.

Radiação é o fenômeno observado quando dois corpos que se encontram afastados e a temperaturas diferentes, um deles que possui o calor radiante transmite calor ao outro aquecendo-o, sem que haja contato físico entre ambos.

Essa energia é emitida, irradiada e transportada sob a forma de ondas eletromagnéticas que possuem velocidade de propagação igual à velocidade da luz e suas e suas propriedades e classificação variam conforme o seu comprimento de onda.

Para efetiva proteção nesta situação é necessário que o operador utilize uma vestimenta confeccionada com um material cuja face externa esteja revestida por uma camada de material refletivo (em nosso caso, aluminizado).

Na maioria dos casos as vestimentas indicadas para calor radiante, atende também à outros riscos térmicos existentes no ambiente tais como calor condutivo, convectivo, chamas e respingos.

Produtos: Aluminizados

Materiais: Alf Tiger Clawth, Alf Tiger Fleece, Alf Tiger Mineral, Thermex RSA, PFR Rayon, Thermex C-AL, Chamtex AL.