Calor Convectivo

 

A exposição ao calor ambiente ocorre quando o indivíduo não se encontra diretamente exposto ao calor radiante, porém devido à proximidade da fonte de calor, todo o ambiente fica aquecido.

Como por exemplo podemos considerar que um indivíduo trabalhando na frente da abertura de um forno está exposto ao calor radiante, já o indivíduo que trabalha posicionado fora da abertura (atrás ou nas laterais) do forno não está exposto a essa radiação, porém também precisa de uma proteção para atenuar essa carga térmica. Para efetiva proteção nessa situação é necessário que o indivíduo utilize uma vestimenta confeccionada com um material que dificulte a transmissão térmica, ou seja, quanto menor a condutividade térmica do material, maior a sua eficiência neste tipo de proteção.

Podemos ainda confeccionar vestimentas em camadas múltiplas, ou forradas internamente, que irão aumentar o volume de ar entre as camadas atenuando a transmissão térmica entre a fonte de calor e o indivíduo.

Normalmente as vestimentas indicadas para calor convectivo protegem contra o risco de chamas e em alguns casos também contra respingos de metais em fusão.

Consulte o departamento técnico da Jobe Luv para obter maiores informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *